terça-feira, 28 de julho de 2015

Não, não é isso...


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa. 

Esta idéia é parte da Campanha Civilista que de tão atual não parece escrita a um século atrás, estamos vivenciando a inversão de valores, o errado se veste de certo, a incompetência de competência, a maldade de bondade, o descaminho de caminho. 

Todos os dias tenho de dizer as pessoas que nos cercam Política não é isso! Política é meio pelo qual são tomadas as decisões de nossa sociedade, é a forma como são estabelecidas as regras de convívio de todos os grupos. É a forma de minimizar as disputas da sociedade.

Segundo o arquiteto, poeta e matuto Jessier Quirino “da maneira que esta posto, fazer política é como brigar com um gambá, onde mesmo que vença a luta, sai arranhado e fedendo”  repito  Não! Política não é isso! Política é a arte de posicionar suas idéias de forma visível, saber o que dizer, como dizer e pra quem dizer.

A dimensão política esta presente quando há necessidade de governo, ou ao menos de decisões coletivas, seja na reunião de condomínio, na eleição de centro acadêmico, na assembléia do sindicato e até na escolha do sabor da pizza. Há sempre um modelo para a tomada conjunta de decisões e para o exercício da influência. 

A política não esta reservada aos políticos “profissionais”, aos que vivem disso, ela alcança todos os meandros da sociedade, pratica-mo-la sempre que tentamos fazer prevalecer nossa idéia, nosso interesse.

Conhecer política é bom! Praticar política é melhor ainda! É a política que nos mantém vivendo em sociedade, torna possível a você viver em paz com seu pai, seu irmão, com seu vizinho. Mas usar poder econômico para obter poder político e depois mais poder econômico, não é política. 

Política não fim, é meio. Encerro esta reflexão com Winston Churchill “A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas."



José Alencar Lopes Junior, pastor protestante, jornalista, Membro Honorário APL
Cadeira 7 H


Publicado em www.tribunadonorte.net (12/2011)