sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Culto de Ensino - Cartas as 7 Igrejas  Filadelfia

Ministrada em 26/10/10 - Pr Alencar Jr


Apocalipse 3:7-13 à 7Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 9Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. 10Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 13Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Filipenses 2:3-5 à 3não façam nada por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5Tenham em vocês aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus.

- Das sete cartas do Apocalipse, duas não contém nenhuma crítica às igrejas: Esmirna e Filadélfia.
- Mas Filadélfia, de uma maneira diferente, tem uma atenção toda especial da parte do próprio Jesus.
- Porque Jesus se dirige a esta Igreja de maneira diferente: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre

1) TEMOS QUE ENTENDER ISTO QUE JESUS ESTÁ FALANDO
- O Santo e verdadeiro à a santidade é uma das principais características de Deus à Jesus aqui se identifica como Deus para que a Igreja saiba quem está falando
- ...que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, que fecha e ninguém abre à este termo "chave de Davi" vem de uma passagem do velho testamento em que o rei Ezequias tinha um administrador de seu palácio, de nome Sebna, que foi substituído por Eliaquim. Quando recebeu a função, dele disse Deus: “Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá”. (Is 22.22)
- Queridos, porta que Deus abre ninguém fecha e porta que Ele fecha ninguém abre

2) É PRECISO ENTENDER O QUE ERA ESTA IGREJA
- Em primeiro lugar ainda não era uma igreja muito grande à que tens pouca força (V. 8)
- Mas era uma igreja fiel à Conheço as tuas obras.
- Por isso uma igreja que reconhecia sua condição perante o Senhor.
- Somos bem-aventurados quando nos reconhecemos como tal
- O orgulho é a maior causa de queda.
- O orgulho é o maior motivo pelo qual muitas pessoas não crescem, as vezes materialmente e as vezes espiritualmente
- Mas Filadélfia reconhecia sua condição à sabia de sua posição à e por isto se manteve fiel
- Quando estou fraco então é que sou forte (II Coríntios 12:10b)
- Se reconhecermos a nossa posição de total dependência do Senhor, seremos bem aventurados.
- As oportunidades não surgem grandiosas

3) É PRECISO ENTENDER O QUE JESUS ESTAVA COMUNICANDO
3. 1 – A igreja é amada do Senhor (Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.)
- Não sei se alguém já falou isto pra você hoje, mas Jesus ama você!
- Aqueles que querem o teu mal, a menos que mudem, um dia saberão que Jesus ama você!
- Ele tem cuidado por você
- Você é a menina dos olhos de Deus – Esta igreja é a menina dos olhos de Deus.
- I Samuel 26:9 diz: quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente?

3.2 – A Igreja não tinha muita força humana nem expressão local, mas era fiel
- Talvez não tivesse muito respeito das autoridades
- Talvez fosse ignorada por boa parte das pessoas daquela cidade
- Se houvessem mais Igrejas, talvez a considerassem de menor valor
- Mas guardava a Palavra do Senhor
- O foco daquele povo era a Palavra, não meras tradições, não ventos de doutrina
- Eles sabiam quem era o Senhor porque guardavam a Palavra
- Quem conhece a Palavra não peca: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Sl 119:11)

3.3 – Venho sem demora
- Deus não tarda;
- Ele nunca chega atrasado e nem tampouco adiantado!
- Ele sempre está no horário certo
- A resposta do Senhor é certa, seus planos são bons, o tempo dEle não é o nosso.

3.4 – Guarda o que tens
- O que esta igreja tinha de especial?
- O que eles tinham de diferente além do que falamos até aqui?
- Antes de falar o que tinham, quero lhes dizer que Filadélfia no original grego significa amor fraternal.
- Creio então aqui estava o que eles tinham de diferente: amor fraternal.
- Amavam-se, preocupavam-se uns pelos outros.
- Fico feliz quando sei que um irmão está preocupado com o outros
- Paulo escreveu em Filipenses 2:3-5 à 3não façam nada por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5Tenham em vocês aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus.
- Se tem alguma coisa que devemos guardar é o amor uns pelos outros
- Amem-se, preocupem-se uns pelos outros, tenham cuidado, sejam de fato irmãos.
- Sei que somos diferentes em algumas coisas
- Jesus disse para Eles: “eu te amo

Finalmente a promessa ao que vencer
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.

- Não podemos vencer sozinhos
- Precisamos uns dos outros