24 de agosto de 2010.
A Democracia preconizada pelos Gregos em Atenas é uma resposta à tirania infligida aos povos pelos governantes. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Como conceito é interessante e desejável por todo cidadão, “indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos garantidos pelo mesmo Estado e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos”
de acordo com Houaiss, mas temos visto certa incoerência na pratica.
Um problema enfrentado pela democracia é o risco de cair em uma tirania da maioria, ou seja, o risco de que as decisões de uma maioria "sufoque" uma minoria ou até interfira na liberdade individual. A constatação é que pensando nas formas democráticas que temos hoje não vemos nenhuma que não tenha esse problema. A própria idéia de uma representatividade e de um grupo que decide por essa representação, já retira do individuo a liberdade de decisão.
O desejável é que caminhemos para uma instância em que possamos praticar a democracia contemplando celebração de cooperações para realização de objetivos de interesse comum sem que cada parte perca suas características de identidade, que são únicas, intransferíveis e inalienáveis.
Existe diante de nós um Kairós, e neste tempo creio que possamos caminhar orientados por esta perspectiva com NOSSO DEPUTADO. O vasto trabalho que ele já realizou demonstra que foi desenvolvido orientado por esta forma de pensar, e isto nos tranqüiliza. O que nos traz tranqüilidade também é que estas decisões não são individualistas, mas são amplamente discutidas em um fórum de alto nível, formado por Homens de reputação ilibada, comprometidos com o bem comum e acima de tudo comprometidos com Deus e a Sua vontade.

Marcos Denir Gonçalves
Pastor da Com. Ev. Sara Nossa Terra em Pindamonhangaba
Pres. do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Pastores do Brasil - Capitulo Pindamonhangaba
Graduando em Psicologia pela UNITAU.
Marcos Denir Gonçalves
Marcos Denir Gonçalves