sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Leis Extravagantes


É difícil melhorar nossa condição material com leis boas, mas é muito fácil arruiná-la com leis ruins." (Theodore Roosevelt)

Segundo matéria da Revista Veja (edição 29/09/11), a constituição de 1988 - já sofreu 67 emendas - nos últimos 20 anos foram criadas cerca de 4,2 milhões de leis em todo território brasileiro, que em sua maioria ou atrapalham os brasileiros ou são inócuas e sem sentido.
No site da Camara dos Deputados, quem por curiosidade escrever a palavrinha “internet” na busca por “projetos de lei e outras proposições” vai ter uma surpresa aparecerão 491 projetos de lei. Alguns com alguma relevância como é o caso do PL 2126/10 que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Mas temos outros como o PL 3486/2008 que proibe o uso de celulares, ipod`s, Ipad`s nas escolas e até faculdades, engraçado é imaginar como será feita a punição de uma criancinha que camuflou um iPod no bolso ou do pai que um dia esqueceu de “fazer a vistoria” da mochila do pequeno infrator.

Há até mesmo incostitucionais como por exemplo a projeto de lei 767/10 a “Lei da palmada“ que proíbe impor qualquer tipo de castigo físico dos pais a filhos, uma pretensão que fere o artigo 5 da Constituição Federal, outra é o projeto de lei 12034/09 obriga a impressão e contagem de votos, que representa um retrocesso. Há ainda outras como cota de filmes nacionais nos cinemas, fim da propaganda infantil na TV, remédios de livre uso atrás do balcão, etc.

É preciso mudar o processo de educação no Brasil, enquanto a lei for o instrumento de formação ou alteração de costumes teremos um legislativo atabalhoado e improdutivo. Ao invés de cidadãos conscientes veremos surgir uma geração de cidadãos-bebes.

"Oh, legislador! Não me dê leis para o povo, mas sim povo para as leis." (Pitágoras)


José Alencar Lopes Junior Jornalista
MTB 54454-SP 



Publicado em www.tribunadonorte.net

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Geração T



"É um milagre que a criatividade resista a educação formal" Albert Einstein. Sem querer ceder a tentação de rotular, pois os rótulos reduzem a realidade, escondem, simplificam e empobrecem as coisas, refletiremos sobre o surgimento de uma nova geração.

A humanidade em toda sua existência produziu 12 bilhões de gigabytes de informação, algo como 54 trilhões de livros com 200 páginas cada. Em 2007 foram mais de 100 bilhões de gigas e em 2012 serão alguns trilhões.
Mas de que adianta tanto conteúdo senão temos capacidade de dar sentido a realidade?

Participando de uma palestra sobre a "Comunicação em um mundo Globalizado" percebi um grande número de jovens teclando sem parar. Ao final de cada exposição de argumentos o debatedor fazia a inevitável indagação: alguém tem alguma dúvida?

Alguma colocação sobre o que foi dito? Mas raramente havia manifestação do auditório.

Essas e outras observações me levaram a aceitar a definição de que estamos vendo hoje o surgimento da Geração T - de TESTEMUNHA, uma geração que sabe de tudo que acontece mas não tem idéia de porque acontece. São uma espécie de distribuidores de conteúdo de terceiros, focados no processo de sociabilização da informação mas sem qualquer compromisso com o conteúdo distribuído.

Falta nessa geração estimulo para desenvolver criatividade. Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido revela que nas academias o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de ensino alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador.

Temo que a educação de hoje esteja acomodando as pessoas ao invés de inquietá-las. Nélida Piñon, Presidente da Academia Brasileira de Letras, disse em entrevista publicada na Revista Istoé (edição 2012 de 19/02/10) "Brasília é um celeiro de mediocridades, não há uma reflexão sobre o Brasil. A vida política nacional está deficitária em talentos, lhe falta dimensão moral e intelectual. Como brasileira, não posso perdoar uma coisa dessas num país que teve grandes oradores e excepcionais intérpretes do Brasil, como Machado de Assis e Heitor Villa-Lobos, gente que buscou conhecer nossa identidade."

Precisamos refletir! A realidade é passível de diversas interpretações que levaram a caminhos diferentes, não devemos resistir a "era da informação", mas a entrega de corpo e alma sem reflexão nos fará eternos "Hércules-Quasimodos", como descreveu Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões. Fico com o refrão de Geraldo Vandré em sua canção 'Pra não dizer que eu não falei das flores'

"Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".



José Alencar Lopes Junior
Membro Honorário APL
Cadeira 7H



Publicado em www.tribunadonorte.net

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A semeadura é livre, a colheita obrigatória!


*Texto editado
Pr.  José Alencar Lopes

Diz a Bíblia: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Preterir o certo e transigir com o erro é uma opção fácil, assim como aceitar o caminho largo nesta vida, entretanto o caminho da salvação é estreito e exige prudência e permanente e progressiva renúncia pessoal.
Através da escolha no presente podemos determinar o futuro; pois tudo depende do que semeamos hoje. Há um ditado popular que diz: “O que semeia vento colhe tempestade”, assim é quando nós ao invés de optarmos pela correção, nos corrompemos ou fazemos concessões; por menores que sejam sempre haverá uma inevitável conseqüência da qual não se poderá fugir.
Assim o homem deve crescer, como uma planta: no princípio, apenas uma semente, depois de lançada ao solo (útero) em circunstâncias próprias germina, nascendo não mais como semente, mas um broto (feto), uma plantinha, daí para frente sob o magistral comando divino cresce e depois de algum tempo floresce, frutifica tornando-se por fim, portentoso.
Interessante lembrar que as grandes árvores das florestas também nasceram tenras e frágeis, nenhuma nasceu grande, assim como nós nascemos pequenos e débeis e só com o passar do tempo é que crescemos, a Bíblia registra em Provérbios 22: 6 “Ensina a criança no caminho que deve andar, e, quando for velho, não se desviará dele”. Logo, o velho “velhaco” de hoje é, portanto, uma decorrência da má semente plantada.
A opção pela ética e moral ilibada em geral depende do berço. Somente uns poucos mudam com o tempo em função do meio. Não há verdade na máxima que afirma: “o homem é produto do meio”. O homem não surge de geração espontânea ele é concebido e gerado numa família onde na infância forma seu caráter, que floresce na adolescência e juventude para frutificar na idade adulta. A sociedade pode no máximo dar as armas para uma ou outra coisa.
O lar é a grande estufa de produção de mudas humanas, logo depende de nós, cultivarmos o amanhã. A semeadura é livre, a colheita obrigatória! Pense nisso agora e não precisarás chorar depois.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

As sete colunas que sustentam o fracasso.


INTRODUÇÃO
Toda construção precisa de colunas. No mundo espiritual também há construções que precisam ser edificadas: um ministério não aparece do nada, é edificado passo por passo (o que você faz hoje repercute no seu amanhã, o que você sofre hoje pode ser conseqüência de uma atitude no passado).
Uma carreira profissional também é edificada passo a passo, um casamento feliz idem. Uma relação familiar também. E assim por diante.
Ao longo da infância, o ser humano vai desenvolvendo sua personalidade e seu caráter. Podemos comparar com a construção de um edifício estruturado sobre colunas que lhe dão sustentação.
Se essas colunas são firmadas na virtude o edifício tende para um local de sucesso.
Porém, se as colunas estão firmadas em caráter defeituoso, o edifício pode ficar muito bonito, mas sempre estará tendendo para o fracasso.
O Senhor nos revela os tipos mais comuns de colunas usadas para construir fracassos. Vejamos:
1. INDIFERENÇA
Costuma se manifestar através da :
A) Preguiça : Pv 26:14,15 “…Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama … o preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca …”
B) Desinteresse : Pv 21:13 “ … o que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido ...”
C) Descaso :  Pv 1:23-27 “ … atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia … ”
2. INTOLERÂNCIA
 Costuma se manifestar através da :
A) Precipitação : Pv 29:20 “… tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele ...”
B) Vaidade :  Pv 16:18 “… a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda…”
C) Ausência de misericórdia :  Mt 7:12 “… portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas…”
3. IMPACIÊNCIA  
Costuma se manifestar através da :
A) Pressa :  Pv 21.5 “ … os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza … ”
4. INSATISFAÇÃO
Costuma se manifestar através da :
A) Irritação :  Pv 22:24,25 “ … não te associes com o iracundo,nem andes com o homem colérico,para que não aprendas as suas veredas e, assim,enlaces a tua alma ...”
B) Murmuração : Jd 1:16 “ … os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros …”
5. INSUBMISSÃO
Costuma se manifestar através da :
 A) Teimosia :  Pv 13:1 “… o filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão ...”
B) Rebeldia : 1 Sm 15:23 “ … porque a rebelião é como pecado de feitiçaria …”
6. INSENSATEZ
Costuma se manifestar através da :
A) Impiedade : Pv 8:7  “ … porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade ...”
B) Imprudência : Pv 17:10  “… mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato … ”
7. INGRATIDÃO
Costuma se manifestar através da :
A) Mágoa : Mt 5:8 “… bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus …”
B) Rancor :  PV 3:32 “…porque o perverso abominável ao Senhor …”
Rm 12:19 “… não vingueis avós mesmos, amados …”
C) Inveja :  Pv 14:30  “ … o sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos …”
“… meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza …” Pv 8:14 



Autor: Pr Josué Lima AD-Bras, Atlanta.

Site:http://prjosuelima.blogspot.com/2011/10/as-sete-colunas-que-sustentam-o.html

domingo, 16 de outubro de 2011

Os Dez Mandamentos - Versão Atualizada

Pr Josué Lima - AD-Bras - Atlanta/EUA



I Não terás outros deuses

Não crerás na existência de outros deuses, senão de Deus.
Não explicarás o universo senão em relação a Deus.
Não terás outro critério de verdade senão Deus.
Não te relacionarás com pseudodivindades, senão com Deus.
Não dependerás de falsos deuses, senão de Deus.
Não terás satisfação em nada que exclua Deus.
II Não farás imagens

Não tratarás como Deus o que não é Deus.
Não compararás Deus com qualquer de suas criaturas.
Não atribuirás poder divino a qualquer das criaturas de Deus.
Não colocarás nenhuma criatura entre ti e o teu Deus.
Não diminuirás Deus para que possas compreendê-lo ou dominá-lo.
Não adorarás qualquer criatura que pretenda representar Deus.

III Não tomarás o nome do teu Deus em vão

Não dissociarás o nome da pessoa de Deus.
Não colocarás palavras na boca de Deus.
Não te esconderás atrás do nome de Deus.
Não usarás o nome de Deus para te justificares.
Não te relacionarás com uma idéia a respeito de Deus, senão com o próprio Deus.
Não semearás dúvidas respeito do caráter e da identidade de Deus.




IV Lembra-te do sábado

Não deixarás de dedicar tempo exclusivamente para Deus.
Não deixarás de prestar atenção em Deus.
Não deixarás de descansar em Deus.
Não dividirás teu valor da tua produtividade.
Não tratarás a vida como tua conquista.
Não deixarás de reconhecer que em tudo dependes de Deus.

  
V Honra teu pai e tua mãe

Não negarás tua origem.
Não terás vergonha do teu passado.
Não deixarás de fazer as pazes com tua história.
Não destruirás a família.
Não banalizarás a autoridade dos pais em relação aos filhos.
Não deixarás teu pai e tua mãe sem o melhor dos teus cuidados.



VI Não matarás


Não tirarás a vida de alguém.
Não tirarás ninguém da vida.
Não negarás o perdão
Não farás justiça com tuas mãos movidas pelo ódio.
Não negarás ao outro a oportunidade de existir na tua vida.
Não construirás uma sociedade que mata.



VII Não adulterarás



Não farás sexo.
Não farás sexo na imaginação.
Não farás sexo virtual.
Exceto com teu cônjuge.
Não te deixarás dominar pelos teus instintos físicos.
Não terás um coração leviano e infiel.
Não te satisfarás apenas no sexo, mas te realizarás acima de tudo no amor.






VIII Não furtarás

Não vincularás tua satisfação às tuas posses.
Não te deixarás dominar pelo desejo do que não possuis.
Não usurparás a propriedade e o direito alheios.
Não deixarás de praticar a gratidão.
Não construirás uma imagem às custas do que não podes ter.
Não pensarás só em ti mesmo.


IX Não dirás falso testemunho

Não dirás mentiras.
Não dirás meias verdades.
Não acrescentarás nada à verdade.
Não retirarás nada da verdade.
Não destruirás teu próximo com tuas palavras.
Não dirás ter visto o que não vistes.

X Não cobiçarás


Não viverás em função do que não tens.
Não desprezarás o que tens.
Não te colocarás na condição de injustiçado.
Não desdenharás os méritos alheios.
Não duvidarás da equanimidade das dádivas de Deus.
Não viverás para fazer teu o que é do teu próximo, mas do teu próximo o que é teu.






site:http://prjosuelima.blogspot.com/2011/10/os-dez-mandamentos-versao-atualizada.html