sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia do Pastor Evangélico


"Separados somos poucos, unidos somos INVENCÍVEIS"



Homenageamos a todos líderes, pastores e pastoras que dia-a-dia edificam o Reino.

"Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; Eu, que me tenho deitado e adormecido, Levanto-me, porque o Senhor me sustenta."
Salmo 3

Sobre Pastores e Lobos - Reflexão Dia do Pastor Evangélico



por Pr. Osmar Ludovico


Pastores e lobos têm algo em comum: ambos se interessam e gostam de ovelhas, e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar em ovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecem ovelhas, mas são lobos.

No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Urge a cada um de nós exercitar o discernimento para descobrir quem é quem.

Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas.

Pastores gostam de convívio, lobos gostam de reuniões.

Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra de holofotes.

Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar.

Pastores têm autoridade espiritual, lobos são autoritários e dominadores.

Pastores têm esposas, lobos têm coadjuvantes.

Pastores têm fraquezas, lobos são poderosos.

Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeças.

Pastores apaziguam as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas.

Pastores têm senso de humor, lobos se levam a sério.

Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade.

Pastores têm amigos, lobos têm admiradores.

Pastores se extasiam com o mistério, lobos aplicam técnicas religiosas.

Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que não vivem.

Pastores vivem de salários, lobos enriquecem.

Pastores ensinam com a vida, lobos pretendem ensinar com discursos.

Pastores sabem orar no secreto, lobos só oram em público.

Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas.

Pastores são pessoas humanas reais, lobos são personagens religiosos caricatos.

Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco.

Pastores são apascentadores, lobos são marqueteiros.

Pastores são servos humildes, lobos são chefes orgulhosos.

Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.

Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e para a instituição.

Pastores são usados por Deus, lobos usam as ovelhas em nome de Deus.

Pastores falam da vida cotidiana, lobos discutem o sexo dos anjos.

Pastores se deixam conhecer, lobos se distanciam e ninguém chega perto.

Pastores sujam os pés nas estradas, lobos vivem em palácios e templos.

Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam das ovelhas.

Pastores buscam a discrição, lobos se autopromovem.

Pastores conhecem, vivem e pregam a graça, lobos vivem sem a lei e pregam a lei.

Pastores usam as Escrituras como texto, lobos usam as Escrituras como pretexto.

Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais.

Pastores vivem uma fé encarnada, lobos vivem uma fé espiritualizada.

Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas, lobos perpetuam a infantilização das ovelhas.

Pastores lidam com a complexidade da vida sem respostas prontas, lobos lidam com técnicas pragmáticas com jargão 
religioso.

Pastores confessam seus pecados, lobos expõem o pecado dos outros.

Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho.

Pastores são simples e comuns, lobos são vaidosos e especiais.

Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e títulos.

Pastores são transparentes, lobos têm agendas secretas.

Pastores dirigem igrejas-comunidades, lobos dirigem igrejas-empresas.

Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.

Pastores trabalham em equipe, lobos são prima-donas.

Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo, lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.

Pastores constroem vínculos de interdependência, lobos aprisionam em vínculos de co-dependência.

Os lobos estão entre nós e é oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo: 

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são devoradores (Mateus 7:15).


Osmar Ludovico da Silva, Osmar Ludovico pastoreou, nos últimos trinta anos, as Comunidades de Jesus em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Estudou no seminário Palavra da Vida, em Atibaia, e participou de cursos com John Stott, na Inglaterra, e com Hans Bürki, na Suíça. Atualmente dirige cursos de espiritualidade, revisão de vida e seminários para casais, pastores e missionários no Brasil e no exterior. É casado com Isabelle, pai de Priscila e Jonathan e reside em Cabedelo, na Paraíba.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lançamento Cartilha.

     O Conselho Nacional de Pastores do Brasil - Capítulo Pindamonhangaba, em parceria com o movimento nacional EPJ (Evangélicos Pela Justiça) lançara em breve a cartilha "Monitoramento Comunitário de Políticas e Serviços Públicos" elaborada pela VMB Visão Mundial no Brasil *.

        
     A cartilha tratara de temas como: 
  1. Políticas Públicas: o que são, como surgiram, quais são e como estão organizadas?
  2. A cidade: lugar do direito à vida digna
  3. Como aplicar a metodologia de monitoramento comunitário de Políticas e Serviços Públicos em sua comunidade.


    Fiquemos em oração, e confiança.

    Sempre nEle,




    Pr Alencar Junior
    Secretário Executivo - CNPB - capítulo Pinda.

          * A Visão Mundial é uma organização não governamental cristã, brasileira, de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, combatendo as causas da pobreza, trabalha com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno. Dedica-se a trabalhar lado a lado com as populações mais vulneráveis e a servir a todas as pessoas, sem distinção de religião, raça, etnia ou gênero. Integra a parceria World Vision International, que atua em quase 100 países e atua no Brasil desde 1975, 


domingo, 30 de janeiro de 2011


Sessão Solene em Homenagem a Dia do Pastor e Pastora.






O CNPB - Conselho Nacional de Pastores do Brasil - Capítulo Pindamonhangaba  realizou nesta terça-feira (28) a sessão solene em comemoração ao “Dia do Pastor e Pastora Evangélico” evento da Semana Evangélica . Estiveram presentes as principais autoridades eclesiásticas do município representando a maioria das 300 (trezentas) igrejas evangélicas em atividade no município.
A sessão teve inicio com a convocação do cerimonial conduzido pelo Pastor Jose Alencar (Secretario Executivo CNPB) que enfatizou a realização da sessão em cumprimento as Leis 3955 de 04 de Novembro de 2002, Lei 4128 de 02 de Março de 2004 e ainda dos Decretos Legislativos nº 08/2002, de 18 de Novembro de 2002 e  nº 01/2004, de 22 de Março de 2004.
A mesa dos trabalhos foi presidida pelo Presidente do CNPB Pastor Abner Ferreira Cerqueira, e contou com as seguintes presenças: Vereador José Carlos Gomes o Cal, Bispo Samuel Fontes Bezerra, Presidente da Assembléia de Deus Antioquia, Reverendo Sebastião Edvino, Superintendente da Igreja Quadrangular, Pastor Euclides Vaz Junior, Presidente das Assembléias de Deus Ministério do Belém, Cooperador Jairo Cipriano, presidente da Uemoc, além do Secretário Executivo, Pastor Jose Alencar.
Com o plenário lotado, contando com a presença de cerca de 100 pastores, além de seus familiares, a Orquestra das Assembléias de Deus Ministério do Belem entoou 4 hinos levando todos os presentes a profunda adoração ao nosso DEUS. Estiveram presentes ainda o Vereador Alexandre Faria autor do Projeto de Lei 84/10 que cria o “Dia do Abraço ou Pacificador” que passa a ser evento do calendário oficial de aniversário do município e será realizado anualmente pelo CNPB no dia 8 de agosto.
O orador oficial, Pastor Euclides Vaz Junior, ministrou através do texto de Joel Capítulo 4, trouxe a todos uma profunda reflexão sobre o sentido do perdão e a importância da união que se torna possível quando vemos através dos “olhos” de Deus. O Secretário Executivo, Pastor Jose Alencar ressaltou que esta união evangélica teve seu inicio a 25 anos com a articulação dos pastores Abner Ferreira e Samuel Bezerra, ressaltou ainda o trabalho realizado nos últimos 5 anos pelos pastores Gabriel Aquino e Sebastião Edvino. 

As homenagens foram dirigidas a todos os pastores e pastoras evangélicos do município. Que ao final da sessão tiraram uma foto comemorativa, tendo sido encerrada a sessão ficou combinado entre os presentes um empenho em ‘semear’ para um dia colher como fizeram os líderes do passado. Finalizando o cerimonial convidou a todos para o ‘EVANGELISMO’ que será realizado na Praça Monsenhor Marcondes das 9:00 as 13:00h.




Pastor José Alencar L. Jr
Jornalista Profissional MTB 54 454